quarta-feira, 30 de março de 2011


Cidade dos Bracarenses
Nascimento da cidade
Braga é a mais antiga cidade portuguesa e uma das cidades cristãs mais antigas do mundo; fundada no tempo dos romanos como Bracara Augusta. Conta com mais de 2000 anos de História como cidade. Situada no Norte de Portugal mais propriamente no Vale do Cávado Braga possui 176 154 habitantes no seu concelho (2008).
Foi a Escolhida pelo Fórum Europeu da Juventude para Capital Europeia da Juventude em 2012. É uma cidade cheia de cultura e tradições, onde a história e a religião vivem lado a lado com a indústria tecnológica e com o ensino universitário. É uma cidade com muitos jardins e conhecida como a "Cidade dos Arcebispos” durante séculos o seu Arcebispo foi o mais importante na Península Ibérica. É ainda considerada como a "Capital do Minho” ou o "Coração do Minho” pela sua localização. Braga reúne um pouco de todo o Minho e todo o Minho tem um pouco de Braga. Também é ainda conhecida pela "Cidade dos Três Sacro-Montes": são santuários situados a Sudeste da cidade numa cadeia montanhosa, e são pela ordem de Este para Sul: O Bom Jesus, Sameiro e a Falperra (Sta. Maria Madalena e Sta. Marta das Cortiças).
A Norte situa-se o tradicional Alto Minho, onde está o Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Sul as terras senhoriais de Basto e a zona industrial do Ave.

• Artesanato
• Cavaquinho ou braguinha, tradicional da cidade é um instrumento que foi criado pelos Biscainhos no artesanato bracarense há muito tempo, que passou as fronteiras do país. A Arte Sacra é um dos ex-líbris da cidade. O artesanato Bracarense é mais diversificado, os artigos de linho (panos, colchas, cortinados, os bordados, cestaria, miniaturas em madeira e também em cera, bijutaria e miniaturas de sinos em ferro forjado. As louças típicas de Braga são bastante coloridas e de forma atractiva, são artigos tradicionais que facilmente se encontram nas ruas, ruelas e nas zonas rurais.

• Braga cidade dos arcebispos
• Cidade mais linda com belas Flores
• apaixonei por ti
• Tu és o meu amor

Sem comentários:

Enviar um comentário